Glossário

Vamos aprender alguns dos principais termos usados no marketing digital, principalmente para quem trabalha nos níveis dois e três.

LETRA A

AD EXCHANGE

Trocas de anúncios proporcionar um canal de vendas para as editoras e redes, bem como de inventário para anunciantes. Uma Ad Exchange é uma tecnologia que permite que um editor uma forma de fazer a sua inventário impressão de anúncios on-line disponível para compradores sem ecessariamente ter um direto ou
relacionamento pessoal através de sua equipe de vendas. Uma Ad Exchange pode abrir o seu inventário em mercado aberto, ou apenas para compradores específicos.

ACTIVITY AUDIT (AUDITORIA DE ATIVIDADE)

Verifica as atividades realizadas durante um período específico. Algumas das métricas são ad impressions, page impressions, clicks, total visits e unique users.

AD NETWORK

Possibilidade de anúncios em uma rede de “afiliados”, ou seja, dentro de sites associados de um veículo/site.

AD REQUEST – SOLICITAÇÃO DE ANÚNCIO?

Esta é a solicitação de um anúncio feito ao servidor. Ocorre quando alguém visita uma página na web que contém uma peça publicitária. O browser do visitante “solicita” que ela seja exibida.

AD ROTATION

Permite que diversos banners sejam mostrados em uma mesma página do site.

AD SERVER

Aplicação responsável pela apresentação dos anúncios num site. Permite a gestão do conjunto e estatísticas diversas.

AD VIEW

Número de vezes que um anúncio é visto em uma página de web em um determinado tempo.

API

Um código que permite que um programa/aplicativo se comunique com o sistema operacional de um outro sistema. Como exemplo, a integração do Facebook com blogs.

O QUE É AUDIÊNCIA

Conjunto de usuários que frequentemente consultam um website.

LETRA B

BANNER

Imagem publicitária veiculada pela internet. Anúncios comerciais de diversas dimensões.

BANNER EXPANSÍVEL

Banner que se expande com a passada do mouse.

BEHAVIORAL TARGET

Estuda o comportamento do usuário enquanto ele navega na internet.

BOTÃO / BOTTOM

Como se fosse um banner, mas de dimensões reduzidas e sem animação.

BROWSER

Componente que permite a visualização de páginas da web. O Microsoft Internet Explorer é o mais popular.

LETRA C

CALL TO ACTION

É o texto de um anúncio que incentiva o leitor a fazer algo específico em resposta ao anúncio.

CHAT

Comunicação online. Escrever comentários e responder outras pessoas simultaneamente.

CLICK RATE % – ÍNDICE DE CLIQUE %

Mostra a percentagem da audiência única de cliques em uma campanha publicitária. Por exemplo, se o anúncio foi entregue 100 vezes e 1 pessoa clicou sobre ele, o CTR seria: (1 clique) ÷ (100 impressões) = 0,01 = 1% CTR.

CLICK STREAM

Caminho percorrido pelo internauta ao clicar em algum link ou anúncio publicitário.

CLICKTHROUGH

O ato de clicar no anúncio de um banner, o que leva o usuário para o site do anunciante.

COOKIE

A parte do texto que um site armazena no navegador do usuário, que é usado para autenticação, identificação, segmentação e preferências.

CONTEXTUAL TARGETING

A colocação de anúncios em uma página da web com base na relação do conteúdo do anúncio e conteúdo e / ou palavras-chave da página web específica.

COMPOSIÇÃO (PERFIL) %

Número de pessoas que se encaixam em um target específico, expresso em percentual sobre o total de pessoas que visitam a página.

COVERAGE % – COBERTURA NO UNIVERSO ATIVO %

É o percentual de visitantes únicos que um site atinge em determinado target levando em conta o universo ativo de internautas.

CPA (CUSTO POR AÇÃO)

Custo da campanha baseado no custo total líquido da ação.

CPC (CUSTO POR CLICK)

Custo da campanha baseado no número de cliques em uma peça publicitária.



CPL (CUSTO POR LEADS)

Custo de uma campanha baseado no número de potenciais interessados.

CPL (CUSTO POR LEADS)

Custo de uma campanha baseado no número de potenciais interessados.

CPM (CUSTO POR MIL IMPRESSÕES)

É o preço pago pelos anunciantes para que o seu banner seja visualizado 1000 vezes.

CPS – COST PER SALES (CUSTO POR VENDAS)

Custo de uma campanha baseado nas vendas por ela geradas.

CPV (CUSTO POR VISITAS)

Custo de uma campanha calculado pelo número de visitantes por ela gerados.

CTR (CLICKTHROUGH RATE)

Vide Click Rate % – Índice de Clique %

LETRA D

DATA EXCHANGE

Mercado baseado Leilão permitindo editoras para vender dados de audiência anônimos agregados para anunciantes, agências e redes. Semelhante a um Ad Exchange, uma troca de dados pode permitir o acesso ao mercado aberto ou para parceiros definidos.

DATA MANAGEMENT PLATFORM (DMP) PLATAFORMA DE GERENCIAMENTO DE DADOS

Uma plataforma para a coleta, organização e gerenciamento de dados, que permite a criação de públicos personalizados com base em dados de primeira e de terceiros. DMPs são usadas para segmentar campanhas para esses públicos, entrega de relatórios, e ter uma visão sobre as audiências de sites específicos / Criativo / e-mail / media.

DEMAND-SIDE PLATFORM (DSP) PLATAFORMA DA DEMANDA

Uma plataforma que permite que os anunciantes digitais para comprar impressões de exibição em vários intercâmbios de anúncios através de uma interface usando RTB.

DEMOGRAFIA

As características estatísticas de uma população, incluindo idade, sexo e residência.

LETRA E

E-AD

ANÚNCIO DIGITAL.
E-COMMERCE

Comércio eletrônico. É a venda de produtos e serviços pela internet.

E-MAIL (CORREIO ELETRÔNICO)

Correio transmitido por meios eletrônicos por meio de redes informáticas. Uma carta eletrônica contem texto e pode ter anexos.

LETRA F

FLOATING AD

É uma peça publicitária que flutua sobre o conteúdo da página da internet.

FORECASTING – PREVISÃO

A capacidade de olhar para as tendências anteriores no consumo de impressões, a fim de projetar o número de impressões que uma editora pode vender. Também serve para estimar as vendas para o próximo mês/trimestre.

LETRA H

HIT

É a ação que registra a solicitação de um documento HTML.

HOT SITE

Página desenvolvida para complementar uma ação, contendo informações específicas sobre um produto ou campanha. É um site promocional com tempo de “vida” pré-determinado. Muito utilizado para divulgar promoções e lançamentos de produtos.

HTML – HYPER TEXT MARK-UP LANGUAGE (LINGUAGEM DE MARCAÇÃO DE HIPERTEXTO)

É a linguagem de formatação mais utilizada nos documentos publicados na internet. É capaz de dar formato a textos, imagens, sons, vídeos, e principalmente, de vincular diferentes tipos de arquivos, por meio de links.

HTTP – HYPER TEXT TRANSFER PROTOCOL (PROTOCOLO DE TRANSFERÊNCIA DE HIPERTEXTOS)

É o protocolo que controla o envio de uma página HTML e permite o funcionamento da face gráfica da internet, ou seja, possibilita a transmissão de textos, imagens, sons e vídeos, de maneira simples e rápida.

LETRA I

IAB – INTERACTIVE ADVERTISING BUERAU

Associação de mídia alternativa dos Estados Unidos com filiais em quase todo o mundo. Dita padrões no mercado internacional.

IMPRESSIONS – IMPRESSÕES

Número de vezes que um anúncio online foi exibido aos internautas. Um usuário pode ver cada anúncio muitas vezes. A estimativa do número de impressões é cumulativa.

LETRA J

JAVA

Linguagem de programação que suporta funções avançadas como som, interatividade ou atualização em tempo real.

LETRA K

KEYWORD

Palavra-chave utilizada para otimizar sites para buscadores.



LETRA L

LATÊNCIA

Tempo que uma peça publicitária demora para aparecer em uma página.

LETRA M

MOUSE OVER

Imagem, texto ou mensagem quando aparecem apenas quando o mouse passa por um determinado nome, ícone ou peça publicitária.

LETRA P

PAGE VIEWS – PÁGINAS VISTAS

Durante a navegação, o internauta passa por diversas páginas, como se estivesse lendo uma revista. Cada página que acessa é contado um page view ou página vista. Pode haver duplicação na contagem de cada página, já que o mesmo usuário pode acessar a mesma página várias vezes.

LETRA R

RFP

Pedido de proposta

ROI

Retorno sobre o investimento

RETARGETING

A forma de direcionamento de audiência onde os cookies de primeira e de terceiros são usados ​​para determinar o interesse anterior do consumidor com a oferta de um site. Redirecionamento permite que os anunciantes para reposicionar os anúncios na frente desse consumidor em outros do que seus próprios sites, em um esforço para obter o consumidor a voltar para seu próprio site e continuar o relacionamento. Retargeting é considerado como sendo a forma mais básica de Behavioral Targeting disponível.

RICH MEDIA

Os banners rich media utilizam tecnologias diferentes dos banners comuns. Isso permite combinar vídeo, áudio, animação e fotografias, possibilitando uma interatividade maior com o visitante da página.

RTB

Tempo real de Licitações permite que os compradores para decidir em tempo real se para concorrer a uma impressão específica com base em dados adicionais que têm. O comprador decide o preço de compra com base no valor percebido da impressão. RTB oferece a oportunidade para os editores para melhor rentabilizar o seu inventário.

LETRA S

S2S

Servidor para servidor

SAAS

Software como serviço.

SKYSCRAPER

Formato de anúncio simples localizado no canto da página.

SLOTTING FEES

O anunciante paga um fee para assegurar uma posição determinada ou exclusividade na categoria de produtos/serviços.

STREAMIE

Utilizador de streaming audio ou vídeo.

STREAMING ÁUDIO

Ao contrário de um ficheiro, cujo download tem que ser completo para ser lido, o streaming media (audio ou vídeo) permite a leitura do ficheiro, cerca de 10 segundos depois do início do download.

STREAMING VÍDEO

Idêntico ao streaming audio, mas para imagens vídeo.

SSP

A Platform Supply-Side é uma plataforma de tecnologia de publicidade que representa os fornecedores de anúncios online. Semelhante a um DSPs, SSPs automatizar a venda de espaço na mídia on-line, fornecendo inventário.

LETRA T

TAG

Código colocado em um site que tem a capacidade de controlar as interações do usuário virtuais. Veja também BCP.



TARGETING

Cumprindo a publicidade para os usuários com base em interesses e comportamentos identificados.

LETRA V

VISITANTE ÚNICO

Indicador que permite verificar a diversidade dos usuários de um website.

VISITANTES

Os usuários de um website.

VISITAS

Idêntico a sessão num website.

VISITAS REPETIDAS

Indicador que dá o número de visitas realizadas pelo mesmo visitante.